Queremos destacar a motivação dos pacientes que se voluntariam para participar em ensaios clínicos e projetos de investigação clínica, de forma a inspirar outras pessoas a participarem e a sensibilizar para a experiência de participar em ensaios clínicos.
Uma das principais motivações para participar em ensaios clínicos é o altruísmo – o desejo de ajudar os outros, contribuindo para a investigação de novos tratamentos médicos.
Como diz o Brian, membro do Painel de Investigação Britânico (o equivalente britânico do Comunidade Saúde e Investigação),
“Tenho filhos e netos. Quero ajudar as gerações futuras, e precisamos de investigação para lá chegar. Por isso, mesmo que possa ajudar de uma forma pequena, é algo que gostaria de fazer.”
Esperança de melhorar a própria saúde
Outro fator motivador importante para se voluntariar em projetos de investigação é a esperança de um tratamento médico melhor.
“Inscrevi-me para participar nos ensaios clínicos porque queria ter acesso aos medicamentos mais recentes disponíveis para a diabetes tipo 2”, diz Gitte, membro do Forskningspanelet (o equivalente dinamarquês do Comunidade Saúde e Investigação).
Muitos pacientes que se voluntariam para participar em investigação clínica esperam receber um novo e possivelmente melhor tratamento médico. No entanto, não há garantia disso, uma vez que o ensaio clínico pode ser um ensaio cego, onde metade dos participantes recebe um placebo.
Além disso, não há garantia de que o medicamento em teste irá funcionar para si ou terá um efeito melhor do que o seu tratamento atual.
Cuidados profissionais de especialistas
A terceira razão mais popular para se voluntariar a participar em investigação clínica é a oportunidade de experienciar o cuidado e a atenção de profissionais de saúde altamente experientes.
Como participante, visitará frequentemente um hospital ou clínica várias vezes durante um ensaio clínico. Nessas visitas, serão realizados exames e avaliações, durante os quais receberá muita informação e orientações sobre como gerir a sua doença.
Outro membro da nossa comunidade de pacientes, Joan, descreve a experiência da seguinte forma: “Tenho um benefício pessoal claro, pois o hospital consegue acompanhar-me de forma muito mais intensiva do que se fosse apenas ao meu médico. Só posso recomendar.”
Cada participante num ensaio clínico ou projeto de investigação tem as suas próprias razões para se voluntariar.
Procuramos contar estas histórias para sensibilizar e despertar o interesse dos pacientes em inscrever-se e participar em investigações clínicas.